-
Arquitetos: David Guerra Arquitetura e Interiores
- Área: 700 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:R, R Rufino
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proprietária dessa fazenda de soja no Paraná resolveu construir uma nova sede. A antiga já havia passado por duas intervenções e estava com a estrutura de madeira comprometida. A ideia era que a nova construção fizesse alusão à anterior que fora dos pais dela. Em busca de arquitetos, a cliente, também formada em arquitetura, identificou-se com o trabalho do escritório David Guerra. Ainda na pandemia, a comunicação entre eles começou por telefone e por internet. Com a liberação das viagens, houve um primeiro encontro no local. O objetivo era definir a inserção da nova casa no jardim cultivado por mais de 30 anos pela proprietária, apaixonada por paisagismo. O projeto deveria privilegiar os jardins e a paisagem. Um lago construído e uma figueira centenária emoldurariam aentrada.
Além de destacar a natureza, a residência deveria ter um único pavimento, um grande telhado como os das fazendas antigas, iluminação abundante eventilação cruzada. Outras questões nortearam o processo criativo. Aimplantação deveria elevar a casa para propiciar a visão do rio na divisa do terreno e preservar a localização da piscina e seu revestimento (somente o pisodo deck foi alterado). A obra seria rápida para impactar o menos possível os jardins e as outras construções existentes: o ateliê de cerâmica, o anexo delazer, as garagens e a oficina.
O pé direito alto traz amplitude e a grande varanda conecta a cozinha, a salade jantar, a de estar, o escritório e os quatro quartos. Essa grande varandaconvida à contemplação da paisagem.